sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em 2011 tarifas maiores

DPVAT, retirada da carteira de motorista e de identidade, passagem de ônibus e mensalidade escolar terão reajuste.


O começo do ano é quase sempre sinal de prejuízo no bolso dos brasileiros. E 2011 não deve ser diferente: os reajustes previstos nas mensalidades escolares, nas tarifas de transporte urbano e no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) vão deixar as contas mais caras já em janeiro.

Todos os serviços prestados pelo Detran de Minas, como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emplacamento e transferência dos veículos, serão reajustados em 9,1% a partir do ano que vem. Esse mesmo índice será aplicado para corrigir os valores das taxas e serviços prestados pela Polícia Civil. A emissão de uma carteira de identidade, que hoje custa R$ 9,99, passa em 2011 para R$ 10,90.


A única redução deve ser a do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cujo valor vai baixar 7,2%. A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo calcula o IPVA tendo como base os dados do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que leva em consideração o preço médio dos automóveis praticado no mercado no mês de setembro de 2010. Com base nestes dados, não houve alteração de alíquotas no imposto: os automóveis movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal; carros a álcool e gás pagam 3%; picape cabine dupla, 4%; utilitários (cabine simples), ônibus, microônibus e motocicletas pagam 2% sobre o valor venal.

O empresário Reginaldo Santana, 30 anos, está planejando o orçamento para garantir que vai quitar os impostos em parcelas únicas. Ele deve se tornar pai em março e os gastos com a chegada do filho são um motivo a mais para apostar nos descontos. “Qualquer forma de economizar no pagamento das taxas é muito importante”, afirmou.