quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

De austeridade fiscal para renda

Crescimento econômico do país duplicou no governo Lula




De uma economia em crise, com pouco crescimento e inflação em ascensão, para o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em mais de duas décadas, com desemprego em queda e reconhecimento internacional. A política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em oito anos de governo, foi marcada pela busca do crescimento com distribuição de renda.


O Ministério da Fazenda estima um crescimento econômico médio de 5,7% ao ano, no período de 2010 a 2014. Os números estão na sétima edição da publicação Economia Brasileira em Perspectiva.


A atuação do governo Lula na área econômica pode ser dividida em duas fases:
1) A austeridade fiscal durante a gestão de Antonio Palocci no Ministério da Fazenda, de 2003 a 2006; e
2) O crescimento com reconhecimento internacional da administração Guido Mantega na pasta, que começou há quatro anos e continuará no governo da presidenta eleita Dilma Rousseff.

A criação de empregos também foi considerada recorde pelo governo. Em 2002, foram gerados 961 mil postos de trabalho. Para este ano, a estimativa do Ministério da Fazenda é de 2,2 milhões. Em novembro, a taxa de desemprego, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atingiu 5,7%, o menor nível da história.